Todo mês o Rare n' Old classic rock blog, irá fazer uma homenagem a um grande dinossauro do rock. Um dos objetivos do rare n' old, é divulgar informações sobre as bandas, para que os amantes do verdadeiro rock n' roll fiquem conhecendo melhor sobre a banda, ou até mesmo para quem não conhece, ver o que está perdendo. Bom, a banda/homenagem desse mês é o TEN YEARS AFTER, banda de rock/blues, que surgiu no final da década de 60. Confira abaixo mais informações sobre o grupo liderado por Alvin Lee.
TEN YEARS AFTER
O Ten Years After foi formado em 1967, por Alvin Lee, Leo Lyons, Chick Churchill e Ric Lee. Esses quatro membros iniciaram suas carreiras em Londres, fazendo apenas uma apresentação no clube Marquee Moon, o que foi suficiente para torna-los uma grande revelação no cenário do rock n’roll, consagrando-os como uma típica banda de hard rock/ blues dos anos 60.
Ainda em 67, a banda estava já nos estúdios para gravar o primeiro álbum, o que resultou num grande interesse do promotor de eventos Bill Graham, a leva-los para fazer um show no Fillmore West, grande reduto do rock n’ roll dos anos 60/70. A partir
Disso, Alvin Lee ficou extremamente conhecido pelos seu estilo de guitarrista, que por sua vez, tinha grande velocidade com o instrumento e os longos solos, o que cativava a platéia intensamente.
Indo para o ano de 1969, o Ten Years After já era uma banda consagrada no mundo do rock, o que fez ingressarem num dos maiores festivais de rock n’ roll no mundo, o Woodstock. Ao lado de grandes figuras já famosas para a época, como Jimi Hendrix e The Who, a banda não deixou a desejar, tocando a famosa “I’m Going Home”, o que levou Alvin Lee junto com Jimi Hendrix, um dos melhores guitarristas
do festival.
Até 1975 o grupo fez grandes tours pelos Estados Unidos (aproximadamente 28),
e ainda superou esse número pela Europa e Asia. Os grandes hits da banda foram “I’d Love To Change The World”, “Love Like A Man”, e a grande viagem “I’m Going Home”, que rendeu o primeiro lugar de execução nas rádios americanas entre 1969 e 1970. Após 75, a banda já desgastada pelo cansaço, e por dificuldade de relacionamentos entre os membros, o Ten Years After deixou de existir, cada um então procurando seus próprios caminhos. Alvin Lee, conseguiria muito sucesso ainda com sua carreira solo.
Marquee Club, completaria 25 anos em 1983, o que resultou em uma junção da banda novamente, apenas para fazer alguns shows comemorativos. A aclamação do público deixava evidente que o sucesso que a banda fez de 1967 a 1975 não estava esquecido. Mas nem isso foi o suficiente para fazer os membros voltarem novamente como um grupo.
Com o passar dos anos, uma proposta viria a interessar novamente os integrantes do Ten Years After, fazendo em 1988, eles se reunirem novamente para apresentações em 4 festivais, ainda fazendo muito sucesso praticamente depois de 20 anos de sua criação. O grupo então resolveu lançar mais um disco, o “About Time”. O disco fez tanto sucesso, que os levou a realizar novamente uma tour pelos EUA e Europa, numa grande série de shows. De 1994 até 1997 as comemorações pelos 25 anos do Woodstock e 30 anos de carreira, a banda lança um álbum comemorativo chamado “Solid Rock”, em que reuni uma seleção dos melhores momentos do grupo, além de mais 3 faixas inéditas.
DISCOGRAFIA
- Ten Years After (1967)
- Undead (1968)
- Ssssh (1969)
- Stonedhenge (1969)
- Cricklewood Green (1970)
- Watt (1970)
- A Space In Time (1971)
- Alvin Lee & Company (1972)
- Rock & Roll Music To The World (1972)
- Recorded Live (1973)
- Positive Vibrations (1974)
- Universal (1987)
- About Time (1989)
- Live (1983)
- Live 1990 (1994)
- Love Like A Man (1994)
- Now (2004)
- Roadworks [Live] (2005)
FORMAÇÃO
- Alvin Lee (vocal, guitarra)
- Chick Churchill (teclados)
- Ric Lee (bateria)
- Leo Lyons (baixo)
>Clique aqui e confira um dos sons dessa maravilhosa banda
>Clique aqui e faça o download de 21 albuns do Ten Years After via torrent
Nenhum comentário:
Postar um comentário